Entrevistas….

Outubro 18, 2010

Existem entrevistas para tudo hoje em dia. Entrevista para emprego, para estágio, para mestrado, para licenciatura, para voluntariado… Se uma pessoa se candidata/oferece para fazer algo tem sempre uma entrevista!
Está certo. A entrevista procura mostrar um pouco da pessoa em questão. Mas hoje em dia é quase uma “venda”, a pessoa tem de se vender à empresa, organização, escola, etc. Dizer : escolham-me a mim!
E se uma pessoa não gostar de se vender? “Temos pena, mas não é a pessoa indicada para este trabalho” (secalhar até era mas a outra era mais entusiástica e sabia-se vender).
O mercado de trabalho chama-se mercado por alguma razão não é? Vendem-se pessoas aqui. Somos transaccionados como factores produtivos e temos as nossas capacidades medidas em números (nº da segurança social, nº de identificação fiscal, idade, média de curso, média de segundário, até se somos homens ou mulheres porque isso conta para os números da empresa no que toca a equidade no trabalho…)
Hoje fui a uma entrevista. Não tenho lá muita paciência para entrevistas…Acho mais útil fazer simulações e dinâmicas de grupo onde se pode inserir alguns factores como time management, stress, leading skills, empreendoris, e capacidade de iniciativa. Uma pessoa pode dizer que tem tudo isso e ser mentira. Mas numa simulação isso já não acontece.
Eu não gosto muito de me promover. Prefiro que vejam por si mesmos e tirem as próprias conclusões.
Mas simulações são dispendiosas comparadas com uma simples entrevista.
Não me dou bem com entrevistas…as perguntas são relativamente estúpidas e não transmitem nem o que somos, nem o que a empresa quer, nem a realidade.
Hoje perguntaram-me como me imaginava daqui a dez anos. Sei lá! Com a economia mundial nesta instabilidade e a política nacional como anda nem sei como estarei daqui a seis meses quanto mais daqui a dez anos. Já viram as mudanças que ocorreram nestes dez anos? Gostava de ver entrevistas do final dos anos 90. ´”Há e tal…daqui a dez anos imagino-me a reciclar, a usar lâmpadas de baixo consumo, consumir todo o tipo de produtos biodegradáves e a desenhar programas para o meu telemóvel touch” Os entrevistadores olhariam para essa pessoa e por dentro iriam se perguntar se tinha fumado crack!
Diga três coisas que acha que é bom e três coisas que achas que são os seus pontos fracos. Uma pessoa pode ser a criatura mais maquiavélica e venenoza mas não vais dizer numa entrevista: “olhe eu sou uma oportunista, só quero o seu lugar”.
Há perguntas que têm sentido. ” Ponha-se na seguinte situação… o que faria?”
Mas há testes ridículos… “Destas quatro cores, qual gosta mais?” Ora uma pessoa é desqualificada porque prefere preto a amarelo????!?!?!
Quais as vossas experiências com entrevistas? Acham que são úteis? Já vos fizeram alguma pergunta parva? E alguma sem sentido nenhum? Acham que estes testes psicológicos são fidedignos ou é só treta?

One Response to “Entrevistas….”

  1. Alessandra S. Says:

    apesar de nao gostar das dinamicas de grupo, por achar que até alì existem pessoas que tentam se sobressair perante as outras(de uma maneira bem forçada.. se vendendo sem nenhum pudor), tenho que admitir que algumas entrevistas sao completamente desnecessàrias e algumas perguntas e/ou testes sem pé nem cabeça. fora os exemplos listados, jà me perguntaram qual animal eu gostaria ser e porque; pra escolher um objeto que me descreve melhor; e até falar um pouco sobre mim enquanto segurava um fòsforo aceso.. uma vez que ele se apagasse eu deveria parar de falar. muitas pessoas acabam fazendo a entrevista jà com as respostas pré-elaboradas (bem ou mal sao sempre as mesmas perguntas bobas e sem nexo), nao necessariamente demonstrando o que elas realmente sao, mas se passando por aquilo que a empresa quer e procura num empregado.

    ps. gostei do teu blog.. vou visità-lo mais vezes!


Deixe uma Resposta

