Pin up parte 2

Maio 17, 2010

O termo pin up começou por categorizar os retratos ou desenhos de jovens curvilíneas ligeiramente eróticos. Esses desenhos inicialmente usados para publicidade, deram origem às meninas de calendário.

Mais tarde e com a explosão do fenómeno pop-art. O foco recaiu mais para quem era a modelo. Actrizes e modelos, inclusive a Betty Garble, Kim Novak, Bettie Page e Marilyn Monroe que foram das grandes pin-ups (ou seja, das celebridades que posaram).

Hoje em dia considera-se o estilo pin-up. Já não é o fotógrafo, já não é a modelo. Qualquer um pode reproduzir o estilo. Com roupa, penteado e maquilhagem revivalista dos anos 40/50/60; um ar atrevido sem ser oferecido e um espírito jovial e voilá: representa-se uma pin-up.

Websites como Pin up Clothing ( http://www.pinupgirlclothing.com/ ), Atomic Pin Up ( http://www.atomicpinup.com/ ), Bombshell Betty ( http://www.bombshellbetty.net/ ) ou Soap&Glory ( http://www.soapandglory.com/ ) fornecem roupa, acessórios, workshops e até produtos de beleza para reproduzir o estilo. Tornou-se um nicho de mercado muito rentável para alguns.

Lembram-se da Petty Girl? Isto é um fato de banho do primeiro website que mencionei:Tal e qual não é?

Nas minhas voltas pela net encontrei também um projeto brasileiro que produz ensaios fotográficos fieis à época pin-up. O site é muito simples: quem quiser ser uma pin-up por um dia basta preencher o formulário do site, aderir ás redes sociais Orkut e Twitter e expor 3 fotos levemente sensuais e sem nudez explicita.

Gostei desta foto da Tânia Oliveira, apresentadora de televisão. Mas se quiserem ver mais vão a http://garotapinup.virgula.uol.com.br/ .Fora do universo brasileiro, existem muitas celebridades que marcam também pelo seu próprio estilo “pin-up”: Dita Von Teese, Scarlet Johanson, Katy Perry, Zooey Deschanel (estou a esquecer-me de muitas….)

Por fim, e já que estamos no século XXI não podíamos esquecer de mencionar as novas pin-up’s em arte digital. Encontrei um site Pin Up Toons (http://www.pinuptoons.com/) que alia os estilo pin-up mais commics.Outro artista é David Bawidamann. Este artista norte-americano inspira-se nas imagens de pin-ups durante a Guerra. O único defeito é que os pés das pobres mais parecem cascos. :X

Se quiserem ver mais imagens de pin-ups bem como saber mais sobre os artistas vão a http://www.thepinupfiles.com/ .

De momento não me ocorre mais nada mas se quiserem acrescentar ou corrigir estejam à vontade!

Anúncios

One Response to “Pin up parte 2”


  1. Oi gente,
    adorei o post! Aliás, pra quem gosta de pin-ups, quero convidá-los para darem uma olhada no post que acabo de publicar com fotos de lingerie da Dita Von Teese e Bettie Page. Me digam o que acham.
    bjus
    Nana
    http://sodelingerie.wordpress.com/2010/06/01/catfight-dita-von-teese-vs-bettie-page/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: